quarta-feira, 1 de junho de 2011


Aquecimento Global

                                                           


         O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, gerando vários desastres ambientais. 

                                                             Causas
          As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura
.Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

                                        Consequências

         Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Algumas importantes mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidências secundárias (diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos) são exemplos das consequências do aquecimento global que podem influenciar não somente as atividades humanas mas também os ecossistemas. Aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.

O que podemos fazer?

1-Economize energia elétrica e água
Reduzir o tempo em banhos;
Manter a torneira fechada,eliminando vazamentos;
Reduzir o uso da mangueira para limpar calçadas e quintais;
Usar como preferência eletrodomésticos com selo de economia;
Lâmpadas fluorescentes compactas diminui a emissão de dióxido de carbono em 80 kg por ano.
 
2-Recicle
Sabe aquelas revistas e jornais velhos que você não usa mais?Procure informações de como reciclá-lo em sua cidade ou doe para quem recolhe;
Prefira matérias recicláveis;
Não jogue lixo na rua;
Se você diminuir 10% da quantidade do lixo da sua casa, 600 kg de gás carbônico serão deixados de emitir.
  
3- Caminhar faz bem para saúde e para atmosfera
Evite o uso de carros para distâncias próximas como ir a padaria, na locadora ou até mesmo tomar um sorvete;
Mantenha seus pneus calibrados, diminuindo assim o consumo de álcool/gasolina em 3%;
Prefira álcool como combustível, que é cinco vezes menos poluente que a gasolina;
Você deixará de emitir 1 kg de dióxido de carbono a cada 3,5 km que deixar de dirigir.
4- Preserve a natureza e denuncie as agressões 
Se ao lado da sua casa tem um terreno baldio e o seu vizinho insiste em jogar lixo lá, reclame pois, além de evitar o mau cheiro você evita também as doenças que o lixo pode trazer.
5-Reutilize
Escolha sacolas de pano, caixas ou carrinho de feira,evite sacolas de plásticos;
Use e compre apenas o necessário;
Escolha produtos com maior duração, que apesar de ser mais caro, compensa em termos de qualidade que, ás vezes, é melhor gastar quinze reais em um bom balde que dura um ano do que a cada mês comprar um novo por um e noventa e  nove.





Nenhum comentário:

Postar um comentário