quarta-feira, 30 de março de 2011


Resenha de "Uma Verdade Inconveniente" -  Al Gore



               “Uma Verdade Inconveniente” é um documentário feito pelo ex-vice-presidente Al Gore. Tal documentário aborda um tema de grande impacto sócio-ambiental, tem por intenção sensibilizar as pessoas para a atual situação na qual nosso Planeta se encontra, em constante degradação principalmente por conta do Aquecimento Global.
O que levou Al Gore a se interessar por esses assuntos ambientais decorreu de fatos que ocorreram ao longo de sua vida como, seu filho ter sofrido um acidente e quase morrido, sua irmã ter morrido de câncer de pulmão, as aulas de um professor na universidade e por sua derrota nas eleições presidenciais do ano de 2000.
No filme ele trata dos mais variados fenômenos naturais tais como- mudanças climáticas em todo o planeta Terra, as tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas e o derretimento das geleiras- e os motivos pelos quais tais fenômenos acontecem que quase sempre são reflexos dos atos dos seres humanos, e chama atenção para o Furacão Katrina, uma catástrofe que aconteceu em 29 de agosto de 2005 e destruiu Nova Orleans, EUA, e todas as consequências o fenômeno promoveu, chamando atenção para o fato de que quando o furacão atingiu a Flórida ele era de categoria 1, e antes de atingir Nova Orleans  ele passou sobre águas quentes intensificando sua ação e as consequência horrendas que o seguiram.
               No decorrer do documentário Al Gore tenta impressionar as pessoas para a questão ambiental no mundo, tendo como tema o Aquecimento Global. Com essa intenção o mesmo começou a trabalhar em pesquisas científicas, palestras, além de tentar usar uma linguagem bem clara interativa e específica, com o intuito de obter maior envolvimento e compreensão de seus ouvintes.
               Ele faz uso de gráficos com mapas e estatísticas confrontando a atmosfera de milhões de anos atrás com a de hoje. Faz comparações através de fotografias de lugares como o monte Kilimanjaro, e da Antártida, com o intuito de mostrar o impacto que a humanidade vem produzindo ao longo de sua passagem pela terra.
              Está cientificamente provado que a emissão de gases para a atmosfera como, por exemplo, o dióxido de carbono, o dióxido de Enxofre, principalmente, os CFCs (Clorofluorocarbonetos) é causado pelo ser humano e tem aumentado ao longo do tempo. E como conseqüência dessa liberação desenfreada desses gases, a temperatura da Terra aumenta, já que tais gases caracterizam-se por reter o calor do planeta, aumentando o Efeito Estufa, levando ao Aquecimento Global.
                A existência da atmosfera no nosso Planeta é essencial, apesar de ser tão fina, nos últimos tempos, a sua espessura tem aumentado. Quando os raios solares incidem na Terra são refletidos raios infravermelhos. Como há uma maior espessura na camada da atmosfera, esses raios ficam retidos na mesma, gerando mais calor. Assim sequenciando em um aquecimento global que trás vários resultados maléficos- Degelo das calotas polares, o que leva a uma falta de água doce na população, à subida do nível médio das águas do mar (podendo haver inundações e a costa ficar submersa) e à alteração da temperatura da água em todo o planeta. Maior temperatura na origem de fortes tempestades, furacões, tornados, havendo uma destruição em massa.
                Outro ponto exposto por Al Gore é sobre os recursos naturais e a biodiversidade do nosso planeta. Mostra claramente a importância que tais possuem na vida dos seres humanos, pois ao destruirmos a fauna e a flora, mais tarde as indústrias farmacêuticas, química e genética, estarão pagando trilhões de dólares para ter acesso a uma floresta que esteja em pé. E não só pelo lado sócio-econômico, mas afetará também a saúde do homem.
                 Perante o que foi divulgado no documentário, Al Gore busca provocar grande impacto nas pessoas que o assistiram, sua maior intenção é que a humanidade repense sobre suas ações e comece a agir de um novo modo, de um jeito que proteja mais o meio ambiente e garanta sua durabilidade por um tempo mais longo.  Para isso ele expõe sugestões sobre como agir de forma sustentável - como comprar produtos recicláveis, biodegradáveis, como usar a água e a energia.  Logo esse documentário funciona como um meio de chamar atenção de toda a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário